segunda-feira, 7 de julho de 2014 • por Pés Viajantes
 Piazza del Popolo - Ascoli Piceno

Toda vez que nos perguntam em qual cidade iremos morar na Itália, as pessoas fazem cara de ponto de interrogação quando respondemos "Ascoli Piceno". Já esperávamos isso, afinal de contas, quando o assunto é Itália, cidades como Roma, Milão, Bologna e Florença são as primeiras a vir à mente. Todas essas cidades (e muitas outras italianas) nos encantam muito, e com certeza vocês verão nossos pés passearem por elas. Porém, nesse post vamos contar o porquê escolhemos uma cidade tão anônima para nós brasileiros. 

Durante o processo seletivo do Ciência sem Fronteiras, nós dois tivemos a possibilidade de indicar 3 universidades/cidades onde gostaríamos de estudar na Itália, por ordem de preferência. Decidimos que não interferiríamos um na escolha do outro. Pesquisamos e trocamos várias informações sobre as universidades que nos interessavam, mas sempre mantendo a liberdade de escolha de cada um. Ou seja, ficar na mesma cidade não seria um requisito para nós. 

Desde que começamos o curso de italiano -no início de 2013- descobrimos algumas características que nos conquistaram nas cidades italianas. Ficamos atraídos por cidades pequenas onde pudéssemos ter um contato mais pessoal com os moradores e assim conhecer melhor a cultura italiana. Também começamos a buscar cidades menos turísticas e com um ritmo de vida mais desacelerado. O ritmo curitibano estava nos sufocando. hahaha

Para mim (Thu), estudar numa universidade que focasse no restauro era prioridade. Eu estava um pouco chateada com o curso de arquitetura no Brasil e queria buscar algo que focasse mais na parte histórica. E que fugisse da tecnologia - eu tinha acabado de reprovar numa matéria de cálculo-. Para mim (Giulli), estudar restauro era muito interessante, mas o principal era encontrar um foco diferente do curso daqui, independente do que fosse. Levando isso em conta, cada um de nós fez sua lista de preferências: 

     
É claro que a escolha não foi feita de um dia para o outro. Pesquisamos e estudamos muito, afinal será um ano acadêmico nosso, e queremos aproveitar ao máximo essa oportunidade de estudo.

Pisa é uma cidade que interessava a nós dois. Pequena, universitária, e em uma das regiões mais bonitas e românticas da Itália, a Toscana. E com uma praia bem perto, item muito importante para dias felizes da Thu. Apesar de ser turística, ela se encaixava muito no que imaginávamos como lugar perfeito para um ano de intercâmbio. Foi nossa terceira opção. Bolonha e Florença eram cidades que não se encaixavam muito nos nossos requisitos. Porém, eu adorei a grade do curso de Bolonha e o campus da Universidade, com uma pegada mais artística. Já eu, como um grande apaixonado pela Toscana, escolhi a principal cidade da região, Florença, por sua beleza, arte e também por possuir um curso de arquitetura diferenciado. Essas foram nossas segundas opções. 

Da lista de universidades que ofertavam vagas em arquitetura, havia uma que ninguém comentava nos grupos de discussão no facebook. Como somos curiosos, fomos tentar entender o porquê. E foi na minúscula cidade de Camerino -com mais ou menos 5 mil habitantes - que descobrimos um paraíso. Pequena -muito pequena -, pouco turística, universitária, charmosa, tranquila e com um curso especializado em restauro! 

Analisamos todas as outras...Roma, Florença, Milão, Turim, Bolonha, Pisa...mas nenhuma nos deixou tão apaixonados como a picola città di Camerino. Pouco tempo depois, levamos um susto. Descobrimos que a UNICAM (Universidade de Camerino) tinha vários campus, e o de arquitetura, design e restauro ficava em outra cidade, a mais ou menos 80 km dali,  chamada Ascoli Piceno. Porém o susto durou pouco: Ascoli era tão bela e charmosa quanto Camerino. As únicas diferenças eram o número de habitantes (Ascoli = 50 mil habitantes) e a localização: enquanto Camerino fica sob uma montanha, Ascoli fica entre elas. 

 Cidade de Camerino

Ascoli Piceno


Com certeza existem bem mais diferenças entre Camerino e Ascoli Piceno. Fomos escolhidos pela nossa primeira opção. (Eeeeeee!!!!!!!) Nossa sorte é que poderemos conhecer bem as duas cidades, pois nosso primeiro mês de intercâmbio será exclusivo para estudo da língua, e o curso será em Camerino. Depois disso, passaremos o restante do ano em Ascoli. :D 

Se quiserem saber mais detalhes sobre como fizemos nossas escolhas, deixem nos comentários. ;)






Marcadores: , , , ,


Postado por

Pés Viajantes




comentários | compartilhe!



comments powered by Disqus



Ciao a tutti!
Sejam bem vindos ao nosso diário de bordo.
Aqui iremos compartilhar um pouco de nossa vida: rotina, sonhos e viagens. Viajar é o que mais gostamos de fazer juntos e por isso criamos o projeto Pés Viajantes. Para saber mais sobre a gente, clique aqui, e boa viagem!


CATEGORIAS





ARQUIVOS



Pés Viajantes - 2014 ©
Todas as postagens aqui contidas são de autoria da Thuany Santos e Giulliano Zanlorenzi, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em doispesviajantes@gmail.com.
Design e codificação por Júlia Duarte.
Ilustração por Alana Prado, Lanillu

From scratch, with ♥
Powered by Blogger.