domingo, 7 de dezembro de 2014 • por Giulliano Chiarello Zanlorenzi

Essa semana eu fiz para a Thu uma torta doce que aprendi na página do Gastronomismo. Não foi a primeira vez que fiz essa torta de ameixa, já houveram outras ocasiões e, modéstia à parte, ela sempre foi bem aceita por quem a provou. Mas é claro que os créditos são todos da Isadora Becker, eu só reproduzo a receita dela. Enfim, nesse post vamos ver um passo a passo de como preparei essa torta, mas se quiserem conferir a receita original é só clicar aqui.

INGREDIENTES


São três etapas para preparar a torta de ameixa. Fazer a massa, preparar o recheio e montar a torta.

MASSA

Para fazer a massa basta misturar em uma vasilha 300g de farinha de trigo, uma colher de açúcar, uma pitada de sal e 200g de manteiga, de preferência ainda gelada. É só misturar tudo com as mãos até atingir uma consistência de “farofa”. Talvez seja necessário acrescentar mais um pouco de farinha ou de manteiga, dependendo de como estiver a sua massa. Depois é só ir adicionando água aos poucos e “batendo” a massa até ela não grudar mais nos dedos. Se ela ficar úmida demais, acrescente novamente um pouco de farinha para secar. Deixe a massa descansando na geladeira enquanto prepara o recheio.



RECHEIO

Para o recheio serão necessários 800g de ameixa (de preferência aquela importada, com a casca escura), sem caroço, cortadas em 8 pedaços, como está demonstrado a seguir. Basta misturar às ameixas uma xícara de açúcar, duas colheres de açúcar de baunilha, uma pitada de sal, e quatro colheres de amido de milho. Mexa até que a mistura fique cremosa.




MONTAGEM E FINALIZAÇÃO

Pegue de volta a massa da geladeira, divida em dois pedaços e abra-os com as mãos ou com ajuda do rolo. Forre a forma de fundo falso com uma das partes da massa, inclusive as laterais da forma, até uma altura de uns dois ou três dedos. Jogue o recheio sobre a massa da forma, espalhando por toda sua extensão. Depois é só cobrir com cuidado a torta com a outra parte da massa, pressionando os cantos para fechar bem. Para finalizar, é só pincelar um pouco de leite sobre a torta, jogar um pouco de açúcar e abrir algumas fendas na superfície da massa.



Depois é só colocar no forno pré-aquecido em uma temperatura média, esperar por mais ou menos uma hora e quando o recheio estiver borbulhando e a massa com um bronzeado, tirar do forno e esperar esfriar um pouco. Daí é só comer!



E aí, o que acharam? Tentem fazer aí na casa de vocês e contem pra gente como ficou! Arrivederci!

Marcadores: , , , ,


Postado por

Giulliano Chiarello Zanlorenzi




comentários | compartilhe!



comments powered by Disqus



Ciao a tutti!
Sejam bem vindos ao nosso diário de bordo.
Aqui iremos compartilhar um pouco de nossa vida: rotina, sonhos e viagens. Viajar é o que mais gostamos de fazer juntos e por isso criamos o projeto Pés Viajantes. Para saber mais sobre a gente, clique aqui, e boa viagem!


CATEGORIAS





ARQUIVOS



Pés Viajantes - 2014 ©
Todas as postagens aqui contidas são de autoria da Thuany Santos e Giulliano Zanlorenzi, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em doispesviajantes@gmail.com.
Design e codificação por Júlia Duarte.
Ilustração por Alana Prado, Lanillu

From scratch, with ♥
Powered by Blogger.