segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015 • por Pés Viajantes

Ciao a tutti!

Depois de nossos dias de frio e de neve resolvemos começar o ano de 2015 buscando o sol, e o sul. Logo no dia 01/01 embarcamos para Nápoles, um grande cidade italiana, cujos guias diziam ser a cidade mais carregada de contrastes da Itália. 

A viagem para Nápoles foi maravilhosa. A neve tinha pintado boa parte das estradas e tivemos certeza que a viagem por si só já valeu a pena por conta da paisagem que vimos. Foi o trajeto mais longo que fizemos, cerca de 350 km, quase 5 horas na estrada. Porém, a chegada a Nápoles foi uma surpresa. No começo um pouco assustadora, por conta do trânsito extremamente caótico onde parecia não existir lei alguma. Logo, percebemos que ter ido de carro, ou melhor, de van, não foi uma boa ideia. Grande parte das pessoas falava no celular enquanto dirigia, ninguém usava a seta para indicar que ia fazer a curva e os pouquíssimos que vimos usando, apontaram para o lado contrário, ninguém dava a vez e corríamos o risco de bater o carro sempre que entrávanos em alguma rua. Os semáforos, quando funcionavam, não eram respeitados, e os motoristas paravam seus carros onde bem queriam. Por isso, a chegada a Nápoles nos deixou extremamente tensos. 

Mas tirando essa parte ruim, a experiência na cidade foi muito legal. Logo de cara experimentamos a famosa pizza napolitana, a tradicional margherita. Conhecemos em outro dia o Castel dell'Ovo, com uma vista panorâmica incrível. Passeamos pela orla da cidade portuária, provamos o café napolitano, conhecemos a Piazza del Plebiscito e fomos até o Teatro San Carlo, mas acabamos não entrando por falta de tempo.

Conhecida por ser o retrato da "verdadeira Itália", Nápoles nos mostrou um lado do país que ainda não conhecíamos, um lado "não romanceado". É impossível não compará-la ao Rio de Janeiro e a algumas cidades brasileiras, porque as semelhanças vão além da topografia, do porto, do clima e da alegria do povo. Ali, a desigualdade social está escancarada, é impossível não notar os contrastes. Nápoles é maravilhosa, mas talvez não seja a cidade ideal para o turista que busca aquela Itália romanceada dos filmes. 

Pensando bem, talvez ela seja sim a cidade perfeita para esse turista.

E esse foi o primeiro capítulo do sul da Itália. 

Arrivederci! 




























Marcadores: , , , , ,


Postado por

Pés Viajantes




comentários | compartilhe!



comments powered by Disqus



Ciao a tutti!
Sejam bem vindos ao nosso diário de bordo.
Aqui iremos compartilhar um pouco de nossa vida: rotina, sonhos e viagens. Viajar é o que mais gostamos de fazer juntos e por isso criamos o projeto Pés Viajantes. Para saber mais sobre a gente, clique aqui, e boa viagem!


CATEGORIAS





ARQUIVOS



Pés Viajantes - 2014 ©
Todas as postagens aqui contidas são de autoria da Thuany Santos e Giulliano Zanlorenzi, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em doispesviajantes@gmail.com.
Design e codificação por Júlia Duarte.
Ilustração por Alana Prado, Lanillu

From scratch, with ♥
Powered by Blogger.