sábado, 30 de setembro de 2017 • por Pés Viajantes
Piazza del Popolo, Ascoli Piceno - listada como uma das praças mais belas da Itália

Entre os anos de 2014-2015 vivemos a experiência mais incrível da nossa vida: fizemos juntos um intercâmbio de um ano para a Itália, mais especificamente para a cidade de Ascoli Piceno, na região de Marche. Nós gostaríamos de ter compartilhado mais do que estávamos vivendo aqui no nosso blog, mas tinha tanta novidade acontecendo o tempo todo que deixamos o blog meio de lado e foram poucas as vezes que conseguimos contar de fato como estava a vida por lá.

Nesses últimos dias fiquei meio doente e a deprê bateu forte com a saudade da cidadezinha que nos acolheu por um ano, e resolvi revirar as fotos do nosso primeiro semestre lá.

A cidade de Ascoli Piceno fica na região central da Itália, há 180 km de Roma e há 28 km do mar adriático. Isso era bom porque quando queríamos viajar pra qualquer lugar, éramos obrigados (poxa, que chato..) a ir pra Roma. E quando era verão, bastava pegar o trem e em meia hora estávamos na praia. É uma cidade entre montanhas e entre dois rios: Tronto e Castellano. Esses rios fazem com que a cidade seja bastante úmida e nós tivemos a certeza disso por conta dos problemas  no apartamento que moramos relacionados a mofo. As comidas estragavam com muita rapidez, mesmo no inverno e mesmo fechadas/bem embaladas. A parte boa é que no rio Castellano é possível tomar banho no verão, e era um dos nossos programas favoritos. Ascoli é bem pequena, tem menos de 50 mil habitantes. Pra quem não tem muita noção de quantidade de habitantes, deixa eu explicar de um outro jeito: no Rock in Rio cabem 100 mil pessoas, ou seja, cabiam todos os habitantes da cidade na metade do Rock in Rio. hahaha Ah! Uma última informação importante: O centro histórico da cidade é quase que inteiro construído com travertino, sejam suas praças ou suas construções, e essa característica garante um cenário único na cidade.

Nós ficamos muito gratos por ter tido a experiência de morar numa cidade pequena assim. Os funcionários dos cafés e pizzarias que frequentávamos já nos cumprimentavam com intimidade e nossa maior alegria foi o dia que nos perguntaram se queríamos o de sempre. Era possível dar a volta no perímetro da cidade de a pé, em uma hora, e quando começamos o projeto verão (pela milésima vez) era isso que fazíamos. Ali também fizemos muitos amigos, e por incrível que pareça, a maioria era intercambista de outros lugares do mundo: Turquia, Espanha, Romênia e a nossa roommate que era brasileira. Foi um semestre de muitas descobertas, novidades, surpresas, onde tudo era novo e motivo para ser fotografado. <3

Bom, eu vou tentar mostrar aqui um pouquinho do que foi o nosso primeiro semestre na cidade porque se eu for contar o quanto amamos esse cantinho no mundo e o quando sentimos saudades de lá faltarão linhas nesse post.

Piazza Aringo e um dos nossos primeiros dias morando lá

Piazza del Popolo

Na beira do Rio Tronto, com o Ponte Nuovo ao fundo

Estrada caminho para o campus da Universidade

A vista que tínhamos do campus da Universidade

Esse caminho é no Campus da Universidade

O time de Ascoli é o Ascoli Picchio e fomos em dois jogos lá.

Como no Centro Histórico são poucos os lugares para estacionar, perto dele havia esse grande estacionamento de teto verde que se camuflava na paisagem

Esse é o Rio Castellano, onde tomávamos banho no verão

Aqui, da Ponte Sant'antonio é possível ver o Ponte Nuovo

Ponte Nuovo

Na primeira foto a rua da nossa casa. Essa primeira janela de cima, no lado esquerdo da foto, era a janela da nossa sala .
Na segunda foto, o Murphy's, nosso pub favorito, na Piazza Aringo

E nossa amada cozinha vermelha <3

Piazza Aringo e o Batistério

Na Piazza Aringo, que era na esquina de casa,todo sábado acontecia uma feira de coisas: eram roupas, utensílios de cozinha, cosméticos, coisas pra cama/mesa/banho, etc. A gente amava!

escadaria da Catedralle di Sant'Emidio

Catedralle de Sant'Emidio

Na Piazza Aringo tem duas fontes de que cavalos marinhos jorram água própria para consumo. A água estava sempre geladinha

Piazza del Popolo nos finais de semana ficava cheia de gente andando, igual fazem aqui nos shoppings hahaha

Esse é o café mais tradicional de Ascoli. Mas um tanto caro...é legal ir uma vez pra conhecer e apreciar. Meletti é um licor alcoólico feito de aniz (conhecido como anisetta) pela família Meletti, em 1870. Essa bebida frequentemente é tomada junto com o café, misturado (chamado caffè corretto): em torno de 5ml de anisetta e uma dose de café naquelas xícaras de cafézinho, sabem?

Chiostro Maggiore di San Francesco: Chiostro é um pátio aberto de um convento, com corredores cobertos em suas laterais. Nesse Chiostro geralmente acontecia a feira de verduras em algum dia da semana, mas uma vez já o vimos fechado para um casamento

Esse mesmo Chiostro a noite

Uma vez  nesse chiostro teve um evento que eram atores encenando obras de arte famosas pelo mundo

E essa, foi a primeira vez que vimos neve. Não chegamos a tocar nela, mas lá da Piazza Aringo conseguíamos ver essa montanha e resolvemos andar até onde fosse possível. Esse foi o limite, e foi aí que nos demos conta que não conseguiríamos chegar mais perto de a pé. hahaha Ah! Nós já fizemos um post sobre o dia que nevou em Ascoli! É só clicar aqui ó: Pausa para ver a neve

Marcadores: , , , ,

Postado por

Pés Viajantes

comentários | compartilhe!

comments powered by Disqus

Ciao a tutti!
Sejam bem vindos ao nosso diário de bordo.
Aqui iremos compartilhar um pouco de nossa vida: rotina, sonhos e viagens. Viajar é o que mais gostamos de fazer juntos e por isso criamos o projeto Pés Viajantes. Para saber mais sobre a gente, clique aqui, e boa viagem!

CATEGORIAS

ARQUIVOS

Pés Viajantes - 2014 ©
Todas as postagens aqui contidas são de autoria da Thuany Santos e Giulliano Zanlorenzi, exceto quando apontado o contrário. As imagens utilizadas são fruto de reproduções, e se você teve seu conteúdo publicado aqui e deseja que seja retirado, entre em contato em doispesviajantes@gmail.com.
Design e codificação por Júlia Duarte.